Ligue-nos: (61) 3032-2220 E-mail: judith@mazini.com.br
opa symbol

OPA

Orientação Profissional Aplicada

A metodologia utilizada neste programa foi apresentada, pelo Instituto Mazini, para a ABOP (Associação Brasileira de Orientação Profissional), em 2009. Seus interesses e gostos pessoais são itens fundamentais para traçar um novo caminho profissional. Em oito encontros, um a cada semana, individualmente ou em grupo, você descobrirá de forma interativa as decisões certas a se fazer e qual rumo dar para sua carreira. Você participará diretamente do processo, com suas ideias e sugestões, realizará atividades didáticas e receberá acompanhamento personalizado de um profissional (psicólogo ou pedagogo), que conta com o apoio de informações e materiais atualizados.
O OPA foi concebido para atender às seguintes demandas:

Antigamente era conhecida como orientação vocacional. Ao invés de escolher em uma lista de possibilidades, a nossa Orientação Profissional permite que você descubra a sua profissão. Por isso costumamos dizer que você não deve escolher de uma lista, e sim descobrir a sua profissão por intermédio de um processo especialmente desenvolvido para isso. Não se trata de uma bateria de testes vocacionais, mas de uma experiência de autoconhecimento, uma análise de mercado e o estabelecimento de uma conexão entre ambos, na qual você é o ponto de partida de uma carreira desejada e promissora, utilizando um processo de tomada de decisão.
a-“Metade dos alunos que entram no curso superior acabam por desistir ou mudar de curso logo no 1º ano, pois são influenciados pela má escolha do curso.” Estudo da Universidade da Madeira – Variáveis e Instrumentais na Adaptação Acadêmica ao 1º ano do Ensino Superior.
b-“Em 2010 o Correio Braziliense publicou dados do MEC alertando que a falta de interesse/aptidão, levaram 18% dos alunos universitários a não renovarem suas matrículas.”

É ideal para quem quer ingressar em novos campos profissionais, buscar novos desafios e reinventar-se no mercado de trabalho.
Em julho de 2015 o portal G1.com publicou “Renato Della Colleta, de 32 anos, se encaixa no perfil inquieto dos jovens da geração Y – ele já mudou de emprego 11 vezes em cerca de 10 anos por melhores oportunidades profissionais e salários. Só no mês passado, ele pediu demissão duas vezes”. Exageros à parte, autores alertam que geração Y e geração Z mudarão de profissão 4 vezes (em média), ao longo de suas carreiras. Se você possui esta demanda, venha conhecer um consultor de nossa equipe.

Algumas vezes é necessário que nos retiremos do mercado de trabalho durante um período. Talvez pelo nascimento de um filho , às vezes por uma doença que nos afastou tempo demais, aposentou-se e deseja retornar ao mercado de trabalho ou que tenha optado por um período sabático.
É comum também ocorrer uma mudança de mercado, por exemplo, sair da área de TI para trabalhar na área de RH. Existe ainda a pessoa que é realocada de cidade com vocações diferentes, ou seja, sair de uma cidade com vocação para indústria de plástico para outra cuja vocação é agronegócios.
Venha conversar com um consultor de nossa equipe.

A aposentadoria é uma mudança de vida muito significativa, talvez até maior do que escolher a sua profissão. Quando não há um bom planejamento ou uma boa preparação, pode haver uma sensação de frustração pelo aposentado não estar mais sendo produtivos. No entanto, há formas de reverter ou evitar esse tipo de situação, suavizando o impacto que essa nova fase da vida pode causar nos candidatos à aposentadoria. Por meio de reflexões sobre diversos temas, o OPA também propicia um repensar dos vínculos, a consolidação de histórias profissionais, assim como, a ressignificação de sua nova vida.
Aproveite para agendar com um de nossos consultores.

Target

Qual profissional não deseja turbinar sua carreira, uma melhor posição no mercado e salários mais atrativos? Quase todos, certo? Para isso, é preciso conquistar maior visibilidade, destacar-se em seu ambiente de trabalho e buscar melhores resultados diários. O programa TARGET tem a proposta de levá-lo a alcançar suas metas profissionais.

Em nossos encontros, você desenvolverá competências para otimizar o seu tempo, comunicar-se adequadamente, construir um bom network, liderar projetos e pessoas, assim como outras competências importantes.

Esse programa tem como objetivo desenvolver em você o comportamento de protagonismo, que garanta resultados visíveis em pequeno e médio prazo, e torná-lo um profissional mais confiante. Especialmente recomendado para programas de sucessores e líderes do futuro.


Este projeto é uma trilha de desenvolvimento e aceleração de sua carreira. A partir do mapeamento das competências específicas do cargo desejado, o Instituto Mazini trabalhará a sua responsabilidade pessoal (lócus de controle) para que você conquiste o cargo desejado. Por intermédio de oficinas, cursos, coaching e testes oferecidos em etapas, você construirá uma base comportamental fundamental para obter visibilidade e reconhecimento. Com isso você poderá ser incluído na lista de candidatos a sucessores de cargos de liderança.


Nosso objetivo é ajudar os participantes a desenvolver habilidades e competências em oratória e apresentações com mais fluidez e domínio, mostrando melhor preparo em seu ambiente de trabalho. Nós apresentaremos algumas fórmulas para uma apresentação impactante e eficiente. Mostraremos a importância de um bom planejamento, como utilizar os mapas mentais e lidar com perguntas. Ideal para pessoas com dificuldades para falar em público, tímidas, prolixas, com vícios de linguagem (verbal/não verbal) ou que simplesmente desejam melhorar sua performance.


Nas peças de teatro da Grécia antiga, protagonista era o ator principal, aquele que “puxava” a peça, imprimindo energia e importância nos momentos adequados. No mercado de trabalho de hoje, protagonismo é o comportamento de determinados colaboradores responsáveis por fazer as coisas acontecerem. São extremamente valorizados, pois fazem a diferença. Aqui trabalharemos conceitos como estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento sistemáticos, persuasão e network, entre outros que serviram de referência para as pesquisas do psicólogo americano David MacClelland.


Aqui o foco é na administração do seu tempo para que você possa ter uma agenda de trabalho produtiva. Veremos os consumidores de tempo, os modelos de empresa que são baseadas na interrupção e como montar uma estratégia para otimizar suas ações a partir de um bom planejamento. Este é um evento eminentemente prático, que contará com dinâmicas e testes de administração do tempo. Ao final você poderá contar com um bom plano de ação para trabalhar suas deficiências.

Way

Líderes e gestores são responsáveis por nortear equipes, projetos e, muitas vezes, empresas. É uma tarefa que requer esforço, atenção e que pode tornar-se complicada, afinal, quem está na liderança precisa tomar importantes decisões diariamente.

Com o objetivo de oferecer ferramentas comportamentais necessárias para gestores, o Instituto Mazini desenvolveu o WAY, uma solução detalhada que assessora o profissional que já se encontra em uma posição de comando.

O programa é composto por quatro módulos:

Intraempreendedores são aqueles que encontram-se atuando dentro de um empreendimento, ou seja, são colaboradores em empresas privadas ou do governo, que sobressaem-se dos demais pela utilização da responsabilidade pessoal. São autoconfiantes, planejam, consegue persuadir pessoas para trabalhar em seus projetos e buscam inovar em seus processos.
Especialmente para você que tem uma equipe e quer torná-la uma equipe de alto desempenho.
Curso extremamente prático.

Alguns temas deveriam ser de domínio e uso de pessoas de sua equipe ou empresa. Venha escolher conosco quais os temas que você necessita que sejam familiares para sua equipe. O Instituto Mazini desenvolveu uma metodologia no formato de workshop que permitirá que estes temas possam ser utilizados de maneira leve e fácil por sua equipe.
Cada tema (cada workshop) terá por volta de três horas. Os temas mais solicitados são: feedback delegação e monitoramento, como lidar com conflitos, construção e acompanhamento de indicadores e metas e, eficiência.

Para aquelas pessoas que costumam contribuir com seus melhores resultados, oferecemos um programa de coaching executivo. Nosso coaches são todos afiliados do ICF- Federação Internacional de Coaching – instituição orientadora das boas práticas do coaching. Contamos com as modalidades de coaching individual, coaching on te job e coaching de equipe.

Líderes precisam de novas ferramentas para a prática da gestão em seu dia a dia. Aqui, abrimos uma caixa de ferramentas baseadas em técnicas inovadoras de coaching, psicologia, filosofia, biologia e antropologia, com o propósito de ajudá-los a desenvolver um perfil de líder de destaque e contribuir para resultados surpreendentes em sua equipe.

Maple Solutions

Administrar um negócio não é fácil. Há uma série de fatores para se preocupar: clientes, fornecedores, finanças, equipe interna, marketing, entre outros.

Pensando no profissional liberal, no microempreendedor individual (MEI) e no micro/pequeno empreendedor o Instituto Mazini criou o MAPLE Solutions.

Um conjunto de soluções pensado para que o seu negócio atinja um nível desejado por você.

Agende com um de nossos consultores.

Um planejamento estratégico é concebido para responder a três questões:

1º Onde estamos;

2º Para onde desejamos ir;

3º Como fazer para chegar lá.

Levando-se em conta as condições internas e externas do seu negócio, a evolução desejada e as premissas básicas para que isso ocorra será formulado um mapa contendo os objetivos e as ações para se atingir os objetivos. Imprescindível par quem possui um negócio.

São ações e procedimentos formatados a partir do planejamento da análise e do controle das atividades financeiras de seu negócio. O objetivo é de melhorar os resultados da empresa e aumentar seu patrimônio por meio do lucro. Você poderá visualizar a situação da sua empresa e tomar decisões baseado nos dados disponíveis.

Ao analisar o mercado é possível adaptar-se as suas constantes mudanças e identificar suas tendências. Por meio de um Plano de Marketing os resultados a serem alcançados podem ser definidos, assim como as ações para se atingir a competitividade. Para  você que tem um negócio o plano de marketing é um documento que detalha as ações necessárias para você trabalhar sua marca, seus produtos/serviços, a situação do mercado e um programa de ações que pode te levar a atingir seus objetivos.

David MacClelland, psicólogo americano e estudioso das teorias motivacionais, realizou pesquisa abrangente para descobrir o que levava as pessoas a se motivar para a realização de seus objetivos. O resultado foi um conjunto de traços comportamentais presentes em empreendedores de sucesso. MacClelland denominou-os de características de comportamento empreendedor.

Este curso serve para que você conheça esses comportamentos, passe a identifica-los e exercita-los. Como resultado você estará potencializando, também, o sucesso do seu negócio.

Back to Top